Institutos

Institutos

Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo – Rio de Janeiro (site)
Coord. Reginaldo Menezes e Sônia Andrade

IDH – Instituto de Desenvolvimento Humano – Belo Horizonte (site)
Coord. Luiz Mauro Junqueira e Maria José Junqueira

Instituto Borboleta Azul – Brasília
Cord. Alexandre Fonseca

Internacionais

Centro Milarepa – Arya Marga Sangha – Ilhas Canárias (site)
Coord. Alejandro Torrealba

Encontro – Centro de Gestálticos del Uruguay – Uruguay (site)
Coord. Fernando De Lucca

iGAT – Istituti di Gestalt e Analisi Transazionale – Nápoles (site)
Coord. Antônio Ferrara

Idealizadores

Alejandro Torrealba e Reginaldo Menezes

Colaboradores

Alejandro Torrealba
Diretor desde 1995 do Centro Milarepa nas Ilhas Canárias. Mestre do Dharma e Ministro da Adoração Budista. Membro da Comunidade Budista Arya Marga Sangha, membro titular da União Budista da Espanha-Federação Espanhola de Entidades Budistas (União Budista Europeia), e inscrito no registo de entidades religiosas do Ministério da Presidência, Governo de Espanha. sem 1228-SG.1, datado de 17 de setembro de 2007.

Dedica-se ao estudo do Dharma e à prática do yoga/meditação há 48 anos. Ele viveu como monge em mosteiros budistas na Índia, Nepal, Tailândia, França e Escócia, recebendo ensinamentos diretos do Dalai Lama por anos após os retiros tibetanos “As Luvas” incluindo os da Tradição Bön, e recebeu treinamento nas iogas da tradição.

Seus principais mestres são os MVs. Lamas Pawo Rinpoché, Kenchen Thrangu Rinpoché, Saljai Rinpoche, Chokling Rinpoche, Akong Rinpoché, Swamy Satyananda (Goa), Ajahn Dhiravamsa e Dr. Claudio Naranjo, que o convidou para colaborar como professor no Programa SAT na Espanha, Alemanha, Chile e Brasil. Formou-se no programa de três anos da Academia Latino-Americana das Três Portas (México), sob a direção espiritual do Lama Bön Tenzin Wangyal Rinpoché, que o reconheceu como Instrutor Bön em 2013.

Em 1993 recebeu a Transmissão como Yogi Nagkpa de Chokling Rinpoche e em 2005 a Transmissão e o reconhecimento como Mestre do Dharma de V.R. Dhiravamsa. Integrado no movimento ecuménico budista, participa no diálogo inter-religioso, co-fundando em 2002 a plataforma Encuentro de Caminantes nas Ilhas Canárias.

Desde 1986 e em vários cursos, colaborou com o Departamento de Investigação Educacional e Comportamental, Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de La Laguna, Tenerife-Canárias, ministrando cursos e seminários sobre a Prática da Meditação, centrados na desenvolvimento de valores e Atenção Plena aplicado ao campo da educação.

Co-fundador da Federação Espanhola de Entidades de Formação em Yoga-FEDEFY, preparou vários cursos de formação de professores desde 2004, em programas de mil horas de formação ao longo de quatro anos de formação. Com formação universitária, é licenciado em Geografia e História, com vários mestrados universitários em Educação e Sexologia. Desde 1986 e em vários cursos, colaborou com o Departamento de Investigação Educacional e Comportamental, Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de La Laguna, Tenerife-Canárias, ministrando cursos e seminários sobre a Prática da Meditação, centrados na desenvolvimento de valores e Atenção Plena aplicado ao campo da educação.

Vem trabalhando por anos na áreas de prisões e programas de atendimento a dependentes de drogas. Atualmente colabora com a Associação ACUDA, promovendo programas em prisões no Brasil e nas Ilhas Canárias. A partir do Arya Marga Sangha conduz um trabalho interno no campo transpessoal ligado ao Buda Dharma, com especial projeção para programas de educação para a paz, promoção da justiça e dos Direitos Humanos baseado em firmes princípios não violentos, bem como programas para o Bem Viver e Morrer Bem.

Atualmente, promove projetos de desenvolvimento nas áreas de educação e saúde na Guatemala e no Brasil. No Brasil, para onde viaja todos os anos, é docente colaborador da Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ) e da associação Borboleta Azul, ambas em Brasília, bem como da Escola de Gestalt Viva Claudio Naranjo, no Rio de Janeiro e em Porto Velho (Rondônia), com as associações ACUDA com projetos em presídios e Núcleo de Apoio a Criança com câncer.

Presidente do Ágora-Congresso Internacional de Ciência e Meditação, com sete congressos realizados até o momento, nos quais colaboram o Instituto de Pesquisa do Câncer das Canárias, o Centro de Oncologia Integral das Canárias, centros e clubes da UNESCO na Espanha e outros grupos e entidades acadêmicas, culturais e sociais, com o objetivo de aproximar os mundos da ciência e do yoga/meditação, através de espaços de diálogo, reflexão e intervenção nos domínios da saúde, da educação e dos valores da solidariedade social.

Alessandro Greco
Alexandre Fonseca
Ana Andrade
Antonio Ferrara
Clara de Andrade
Atriz, cantora, professora e pesquisadora em teatro.

Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, 2016, sobre as relações entre o teatro, o sujeito e a política no campo de atuação do teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

Estágio de doutorado-sanduíche na Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3, França, 2014.

Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, 2011.

Bacharelado em Artes Cênicas, Habilitação Interpretação Teatral, 2004.

Autora do livro “O exílio de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras”, editora 7Letras, 2014. Co-organizadora do livro “Augusto Boal: arte, pedagogia e política”, editora Mauad X, 2013.

Formação complementar em Teatro do Oprimido, pelo Centro do Teatro do Oprimido-RJ, 2010, e nas técnicas de “Arco-íris do Desejo”, voltadas para as opressões internas do indivíduo, no Théâtre de l’opprimé, Paris, 2014.

Formação complementar em dança e movimento, oficinas Instituto Rio Aberto. Vivência do SAT I, 2006, participação em encontro com Claudio Naranjo, 2012.

Atriz atuante desde 1993, em sua formação fez parte de coletivos como a Cia. Bras. de Mystérios e Novidades, direção de Ligia Veiga, de 1996 a 2000, e do Grupo Sarça de Horeb, direção artística de Almir Telles, de 2000 a 2011.

Atriz e co-idealizadora do espetáculo “Crônicas de Nuestra América”, de Augusto Boal, temporadas no Oi Futuro-Flamengo, 2014, e Sesc-Tijuca, 2015.

Ministrou oficina sobre o teatro de Augusto Boal no Festival Internacional de Antalya, Turquia, 2014. Professora no curso “Canto do Corpo”, ao lado de Amelia Rabello e Gustavo Guenzburger, Escola Gestalt Viva e Casa do Choro, 2011-atual.

Fernando De Lucca
Licenciado en Psicología por la Facultad de Psicología de la Universidad de la República (1984)
Formación en Gestalt-terapia en el Centro de estudios Gestálticos de San Pablo – Brasil (1985-1987).

Formación en Psicología simbólica de C. G. Jung (1982-1983).

Fundador y Director de “Encuentro, Centro de Estudios Gestálticos del Uruguay” (1989 a la fecha).

Profesor de psicoterapia Gestáltica en la Facultad de Psicología de la Universidad de la República ( 1989 al 2013) y en la Universidad Católica del Uruguay Dámaso Antonio Larrañaga (1987 a la fecha).
Profesor de Psicoterapia Gestáltica en Instituto Gestáltico Firenze y Roma (2013 a la fecha).

Coordinador de grupos y formación Gestáltica en San Pablo, Florianópolis, Caxias do Sul, Rio de Janeiro y Brasilia – Brasil.

Formación en Eneagrama y colaborador en SAT con el Dr. Claudio Naranjo desde el 1993.
Formación en Constelaciones familiares con la Dra. Maria de los Hoyos según el sistema de Bert Hellinger. (2004)

Formación en Budismo Tibetano con Tarthang Tulku Rimpoche a través de Arnaud Maitland (1998 al 2017) en Bs.As.Argentina y California EEUU.

Autor del libro “La Estructura de la Transformación, Teoría, vivencia y actitud en gestalt terapia a la luz de la sabiduría orgásmica” Premiado por la Universidad Católica del Uruguay. Editorial Magro, Marzo 2010.

Gabriela Diamant
Luiz Mauro Junqueira
Maria José Junqueira
Reginaldo Menezes
Doutor em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo com a tese: “A Via poética da Gestalt Viva de Claudio Naranjo: uma clínica hermenêutica iluminativa.”

Mestre em filosofia com aprovação do Professor Emérito Dr. Emmanuel Carneiro Leão, discípulo de Martin Heidegger, com o tema: “Ser no mundo: a desconstrução do humanismo na fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger e suas implicações para um novo Ethos humano.”

Fundador e Diretor da Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo do Brasil. Discípulo e colaborador autorizado por Claudio Naranjo para a transmissão do eneagrama da personalidade, e como terapeuta no programa SAT desde 1996 até 2016, quando se retirou seguindo sua intuição e a indicação de Claudio para formação de uma parceria com Alejandro Torrealba.

Músico jazzista, multi-instrumentista, estudou harmonia, composição e arranjo com o maestro húngaro Yan Guest.

Formado em Gestalt-terapia (Gestalt Viva) na primeira turma internacional autorizada e aprovada por Claudio Naranjo na Escola SAT. É Counselor pelo Instituto de Psicoterapia della Gestalt e Analisi Transazionali Integrate concedido por Antônio Ferrara (Nápoles/Itália). Possui Formação Intensiva em Psicoterapia Gestalt pelo Instituto Bairesgestalt de Alejandro Napolitano (Buenos Aires/Argentina).

Formado em Terapia Familiar Sistêmica (Constelações Familiares de Bert Helligger) pelo Instituto La Montera (Sevilha/Espanha), sob coordenação de Ramon Resino. E, com Suzana Stroke no Método das Relações Parentais Sistêmicas (Processo Hoffman/Stroke/Naranjo) para o SAT.

Coordenador da Pós-graduação em Gestalt terapia da Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro.
Ao longo dos últimos anos, com gratidão e amor ao seu grande mentor e pai espiritual Claudio Naranjo, vem desenvolvendo um trabalho de integração multidisciplinar, seguindo a profecia, que culminou com a proposta da Academia de Ciências e Artes Contemplativas.

Sônia Andrade
Soraya Jorge